Tuesday, April 10, 2007

Porque sou muitos... sou o infinito!


Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem achei.


De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,


Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.


Sou minha própria paisagem,

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo


Como páginas, meu ser.

O que segue não prevendo,

O que passou a esquecer.

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo: «Fui eu?»

Deus sabe, porque o escreveu.


Fernando Pessoa

Quem sou eu? Tento inserir a minha personalidade entre padrões sociais? Isto é, adapto os comportamentos em função do meio social em que estou inserido? Como se pode definir personalidade? Somos aquilo que fazemos ou fazemos aquilo que somos?!
Aiii, tantas dúvidas que me assaltam quando se começa a pensar nestas coisas... É incrível a quantidade de temas que podemos salientar quando interpretamos interpretamos uma imagem, uma pessoa, o mundo, ou uma qualquer obra de Fernando Pessoa, alguém simplesmente genial que conseguiu fazer "música" com os seus anseios...

2 comments:

Sílvia Lopes said...

A nossa personalidade penso que está entre a certeza de sermos nós e a incerteza de não conhecermos totalmente, afinal nós somos também uma caixinha de surpresas!

Sim, devo confessar que apesar do Fernandito me ter dificultado um pouco a vida (talvez por ser complexo de mais pa uma cabecinha cm a minha) só mesmo um génio e k podia conseguir criar tantos heteronimos! Tb gxto dexte poema ;)

Beijinho***

Monica said...

Eu cá tenho que confessar mas é que adoro o Fernando Pessoa. Ganhei-lhe um carinho tremendo e foi das coisas que mais gostei de estudar. Sou fascinada pela personagem que ele foi, pelos desvaneios, pancadas várias, pela genialidade de se multiplicar para onde quis. Viveu dentro dele imensas vidas, o que me aproxima um bocadinho dele, já que tenho a mania que dentro de mim tb cabem muitas histórias. Mas só que não sou génio..xD


Para dizer a verdade, estas perguntas são uma bola de neve, agigantam-se e são dificeis de controlar. Eu não sei quem sou, mas tenho algumas certezas sobre o que não sou. Mas acho que sei quem gostaria de ser.Tudo o resto é adereço.


beijinho**