Wednesday, April 11, 2007

Devaneios sobre a inconstância da vida...


Procurei o amor, que me mentiu.
Pedi à Vida mais do que ela dava;
Eterna sonhadora edificava
Meu castelo de luz que me caiu!

Tanto clarão nas trevas refulgiu,
E tanto beijo a boca me queimava!
E era o sol que os longes deslumbrava
Igual a tanto sol que me fugiu!

Passei a vida a amar e a esquecer...
Atrás do sol dum dia outro a aquecer
As brumas dos atalhos por onde ando...

E este amor que assim me vai fugindo
Fé igual a outro amor que vai surgindo,
Que há-de partir também... nem eu sei quando...

Florbela Espanca
Porque adoro Florbela Espanca... Neste poema, ao contrário da sua visão predominantemente amargurada da vida, sente-se uma réstia de fé no amor, na possibilidade de sermos felizes. Porque vivemos na corda bamba... entre momentos de amargura e desilusão e outros tão sublimes que não conseguimos deixar de pensar que vão acabar, fugir das nossas mãos... Porque podemos sentir-nos felizes em dias negros e sentir-nos desprotegidos quando tudo à nossa volta parece apontar dias que correm bem... Porque somos inconstantes... E porque muitas vezes não compreendemos o que sentimos!
E pronto, porque me apeteceu postar qualquer coisa de Florbela Espanca e acabei por escolher este poema que traduz a inconstância dos meus sentimentos, assim como das curvas e cruzamentos que acontecem nas nossas vidas... Disse no outro dia a um amigo meu que esteve comigo em Taizé que sentia que tinha outra vez os meus 12 anos, que sentia os sentimentos à flor da pele que se traduziam em variações de humor repentinas e que isso me deixava insegura. Ele respondeu-me que era isso que caracterizava o local e que o tornava tão especial pois fazia-nos perceber que há algo vivo dentro de nós... Porque é a inconstância da vida que lhe dá o seu sabor tão característico, embora isso nos amedronte. E porque é que há tantos porquês na nossa vida?!
Será que fiz sentido hoje? Não me preocupei com a apresentação das ideias ou com a coerência gramatical. Estão como a vida... confusa e com muitas questões que nem sempre procuramos responder, num é? :P

No comments: