Wednesday, April 25, 2007

E tu, sabes quem és?



Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem achei.



De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,



Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.



Sou minha própria paisagem,

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.




Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.

O que segue não prevendo,

O que passou a esquecer.


Noto à margem do que li
O que julguei que senti.

Releio e digo: «Fui eu?»

Deus sabe, porque o escreveu.


Fernando Pessoa

Pois é, parece que pelo meio do que somos, do que queremos ser e das expectativas que nos são exteriores nos perdemos, por vezes. No meio de tantos estímulos, tentamos descobrir quem somos e o que queremos de nós.. tarefa complicada num mundo em que nem sempre se pode parar para nos escutarmos a nós próprios... Num mundo atarefado, temos duas opções: ou aprendemos a viver na confusão que nos caracteriza enquanto seres sociais (sim, porque mesmo aquele que tem a casa aprumada por vezes sente-se obrigado a arrumar o seu interior...) ou perdemos o "comboio" e vivemos alheios àquilo que o mundo tem de bom. Pois é, parece que entre tarefas escolares, emprego e quaisquer outras obrigações, tem que haver um espacinho para nós e para aqueles que nos merecem, claro! ;)
E pronto, após esta breve nota e visto que acredito que a grande maioria de vós conhece este grande poeta, não vou interpretar mais o poema. Espero que percebam bem :P
Este post é dedicado a um amigo ri-fixe, que diz que de poesia só gosta de Fernando Pessoa- o ortónimo- Ricardo Reis e de Mensagem... Então, hoje aqui fica um post para ti com um dos temas tão característicos do autor. Espero que gostes :)

5 comments:

Ivo said...

hum. k dizer... sei lá... deixaste-me sem palavras... gostei muito da homenagem e dizer k tb es shm ri-fixe. lol
Beijoca grande
fica bem

Monica said...

Kualker dia elaboro a bela da teoria que o Fernando Pessoa reencarnou um bocadinho em mim...LOL!! Só porque ele escreve assim umas coisas que mexem comigo de uma maneira. Podia ter escrito eu mas o talento é coisa que não é igual..em mim e nele..xD

E o poema diz tudoo..:)

beijinho**

Tiago A. G. Fonseca said...

lol vamos com calma! eua doro comentar qd ja alguem comentou pk é coisa bela! :D

1º o texto... Fernado Pessoa sabia o que fazia (quando não estava bebedo) e era um grande senhor!

Catarina... es ri-fixe? LOL adoro isto :D 6ª falo cnt sobre isso lol

Moquinhas... O talento tb se adquir, aprende-se, treina-se, e tu tens! Ele é ele, tu es tu... se queres ir por teorias, pdoes pensar que ele rpecisou de outros bacanos para ser quem é! :d Quem era ele sem o Caeiro? :D

Tiago A. G. Fonseca said...
This comment has been removed by the author.
Sílvia Lopes said...

Sim, precisamos sp de um tmp pa nós mms pa por as nossas ideias no lugar, mas as vzs parece k voam, voam e não acentam!(As vzs o "barulho" lá fora é ensurdecedor, não nos deixa concentrar) É por isso k continuo a axar k deviamos ter vindo com um livro de instruçoes incluido: "Em caso de avaria no painel central, consultar a página 9" eheh Se bem k, n m imagino sem pensamentos, pk não pensar, não reflectir, é não ter história, é não ter vida dentro de nós e se tivessemos o tal livrinho com as instruções n precisariamos de pensar, era só consultar a página tal looool A pior coisa k m podiam fzr era tirar a minha consciência, se não pensasse morria!

P.S: O tiago é mauzinho, ai a insinuar k o Pessoa bebia! Ele só bebia absinto! Mas bebedo ou não, k escrevia bem escrevia (apesar de - e vou referir novamente - ele m ter lixado a vida no 12º ano! Um homem mto complexo sem dúvida!)

P.S: Ai ai senhora Mónica, quer dizer eu nomeio-a minha mestra e ela põem-se paki a dzr k n tem talento cm o Pessoa! A única diferença (akela k salta mais à vista pelo menos) é que tu não pões nomes nos teus heterónimos! Tb se fosses a fzr isso tinhas um esgotamento, pensar em nomes pa tanta gente! Ora, talento é o k n te falta!

P.S: Catarina Floribela mto ri-fx :P

beijinho***