Friday, May 4, 2007

Porque não se faz amigos...



Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.


Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.


A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor.


Eis que permite que o objecto dela se divida em outros afectos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.


E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!


Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto a minha vida depende da sua existência...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não lhes posso dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare nem os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários. De como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando aquele prazer... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos e, principalmente, os que só desconfiam ou talvez nunca saberão que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os.

Vinicius de Moraes

Gosto muito deste texto, embora apresente várias ideias que poderiam ser postas em discussão.. eheh

O que achaste do texto? Concordas com as ideias que o autor defende?

O que prezas mais, o amor ou a amizade? Nesta roda viva, mais rotineira do que gostaríamos, tens tempo para dedicar a todos aqueles que amas?

22 comments:

Monica said...

Ah bom!!

Este texto é em suma, tudo aquilo que eu podia escrever mas nunca consegui. Não podia ser-me mais próximo.
Acho que não tenho amigos que não sabem serem meus amigos, mas tenho sim aqueles que "não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles". Disso tenho a certeza.
Agora..a amizade para mim pressupõe amor. E mesmo o amor a amizade. Mas confesso, que qualquer relação amorosa que possa existir perde mais depressa a força que as minhas relações de amizade. Se ele enlouquecia se os amigos falhassem, eu tb de certeza. No minimo morria só por dentro.
Mesmo no meio desta vida que nos vai sugando, eu dedico bastante do meu tempo aos amigos. Talvez uma questão de personalidade, não consigo estar sem lhes dar atenção. Quero cuidar, proteger, saber tudo o que os aflige e alegra. Mas é mais uma questão de feitio que outra coisa. POrque não somos todos assim e eu sou quase todos os dias. xD Podia dedicar-me mais quem sabe..mas isso será sempre assim.

Quando ao não fazermos amigos, mas reconhecemo-los, não haverá melhor frase para dizer o que eu acredito. Eu sinto que é isso que acontece na minha vida. Não os faço, reconhece-os, como se fossem de sempre.

E parece que me estiquei mas querias reflexão e lá foi assim qualquer coisa parecida. Mas que o texto é o melhor..lá isso é!! Eu gosto muito do Vinicius, sabe muito ele. xD :)

beijinho*

Anonymous said...

Nem a propósito, há bocado estive a discutir isso com uma amiga no atelier.

E chegámos à conclusão que amizade vale mais que qualquer paixão. Quero dizer, de que vale ter paixão se não há amizade?

Porque o clímax de uma amizade é uma amizade colorida. Aí, sim, há que colorir os detalhes.

E sim, tenho um amigo ecrã-de-alta-resolução, neste caso!
E os amigos ecrã-de-alta-resolução acabam por não ser mais que aqueles amigos a quem, supostamente, recorremos em primeiro lugar, aqueles amigos especiais, se quiseres, os melhores amigos (não sei se gosto deste rótulo, pois amigos são amigos, não há melhores nem piores).

E sim, considero-te uma amiga =) E sou tua amiga =)

Beijinho*

Anonymous said...

Oi sim concordo contigo, que aqui existem assuntos que podem ser discutidos. Eu dou mais valor à amizade, sendo que na minha opinião não existe um grande amor sem amizade, apesar de não ser a pessoa ideal para falar de "grandes amores" penso assim. Tal como gosto de voltar ás páginas amarelecidas pelo tempo do meu passado, recordando grandes amizades...

Hoje sinto que não sei viver sem os meus amigos, pois eles fazem parte de mim, parte da minha história, parte da minha vida.

Bjs grandões Cátia Carvalho

Corvos Pretos said...

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre

Corvos Pretos said...

Não é preciso ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. é preciso saber falar e calar e sobretudo saber-se ouvir.
Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive

Corvos Pretos said...

É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Anonymous said...

E quando temos por amor o nosso melhor amigo?...
Ai temos um em dois que se tornou num só.
Melhor que isso não há.
Uno de Amor e Amigo.
Uma beijoka Paty

Tiago A. G. Fonseca said...

Vamos por partes.
Prezo tanto o amor como a amizade, sendo que cada um desempenha um papel diferente na vida de cada.

Acho que se devia dizer mais as pessoas o que sentimos! Deixar de lado a tal vergonha que temos de mostrar o quanto gostamos de alguém.
A oportunidade pode nao parecer propicia... mas pode ser a ultima! Axo que dizer sempre o que sentimos é positivo. Tornanos melhores para nos, e para os outros!

Claro que nem sempre é possivel, e ha sempre outras "condiçoes externas" que tornam isto complicado.

Enfim, vida....

... said...

Olá, acho que é a primeira vez que aqui venho, por isso, tenho que te perguntar: posso entrar de chinelos?

lol

Agora mais a sério, a ideia que tenho do Vinicius é que ele, por vezes, contradiz-se.

Mas existe uma frase que para mim explica mto a contradição que todos nós vivemos em relação ao amor, aos diversos tipos de amor.

"Amar não custa, custa é saber amar".

O amor está presente em tudo o que fazemos na vida, logo, esta máxima aplica-se a quase tudo.

Qto à amizade...sim, a amizade também é uma forma d amar.

Gostei do teu blogue.

;)

Beijinho**

Sílvia Lopes said...

"Agente não faz amigos, reconhece-os" , é bem verdade!
Eu poderia por-me pa ki a divagar, mas a monica tirou-m as palavras.

beijinhos***

Anonymous said...

Eu dou mais valor a amizade. A amizade perdoa, a amizade nao pede nada em troca, a amizade nao tem ciume, a amizade é... a amizade. E pronto!!!
Como diria, não sei quem (lol):
"Eu suportaria perder, apesar de com muito sofrimento, todos os meus amores, mas enlouqueceria se perdesse todos os meus amigos"
Os amigos são a melhor coisa do mundo.
Continua assim
Jkas gands
IVO ROSA

Anonymous said...

Eu estava pesquisando alguns blogs, olhei o seu e comecei a ler. Gostaria de dizer que adorei. Queria apenas fazer uma correção quanto a este post. Não é de Vinicius de Morais este texto e sim de um cronista do sul, chamado Paulo Santana. Pesquise e verá que rola na internet como de Vinicius, mas não é. Falou?
Abraço e saúde!

Anonymous said...

Excеllеnt blog here! Аlѕo уour web site so muсh up very fast!
What host are уou the uѕe of? Can І am getting
your asѕocіate linκ in your host?
I wish my wеb sitе loаded up as quіckly as yours lοl

Μy blog post :: Win Your Life Back With V2 Cigs Assessment...........

Anonymous said...

I have to thank you for the efforts you have put in
pennіng this websіte. I am hоping to see the same high-grade contеnt fгom yοu in the futurе as wеll.
In fact, your сreative wrіting abilіties haѕ еncοuraged me to get my own blog now ;)

My webpаge www.sfgate.com

Anonymous said...

Good article! We will be linking to this particularly
great post on our site. Keep up the good writing.



Look into my weblog - robe d avocat

Anonymous said...

I've smoked cigarettes a few other brand name e-cigs and I must admit Green Smoke cigarettes is by far the best electronic cigarette in the marketplace!

my web site :: http://wiki.piratupartija.lv

Anonymous said...

Ηеу! I κnow this is kind of off topic but I was
wondering which blog platform aгe you usіng foг thіs ѕitе?

I'm getting sick and tired of Wordpress because I've had pгoblemѕ with hackеrs
аnԁ I'm looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

my web blog: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anonymous said...

Great website. Lots of helpful information here. I'm sending it to several friends ans also sharing in delicious. And of course, thanks on your effort!

my blog ... Coffre Fort Abloy à

Anonymous said...

I think the admin of this website is really working hard in support of his web
site, for the reason that here every material is quality based stuff.


Stop by my page :: ouverture De porte serrurerie pas cher

Anonymous said...

I couldn't refrain from commenting. Exceptionally well written!

Also visit my web page - Poseur Volet Roulant De Placard

Anonymous said...

I blog frequently and I genuinely thank you for your information.
This article has really peaked my interest. I'm going to book mark your site and keep checking for new information about once per week. I opted in for your RSS feed too.

Feel free to visit my homepage: Search results for \'lowest\' | Sosyal İmleme ve Sosyal Bookmark

Anonymous said...

My relatives every time say that I am wasting my time here at web, but I know I am getting familiarity every day by reading thes nice posts.สล็อตออนไลน์