Saturday, October 6, 2007

Alma Flutuante...


Teremos tido alguma vez o que julgamos ter perdido?
Quisemos a presença permanente mas nunca a tivemos
Nalgum momento feliz nalgum lugar propício
amámos a integridade de um corpo como uma chama de universo
Mas se esse momento durou com a verde intensidade de um bosque
e foi como se tocássemos o tronco de uma estrela
em breve se apagou o lume que dançava em flutuantes corpos...
António Ramos Rosa

O que distingue o amor da paixão? A paixão é uma forma de amor? Ou pode ser apenas um sentimento fugaz inexplicável que não chegará jamais a ser amor eterno, amor para a vida, para sempre incondicional? Como passa a paixão abrasadora ao amor idealizado, aquele que não se extingue com a mesma inevitabilidade com que surge?

3 comments:

Monica said...

Eu já não tinha vindo aqui falar disto!?? Pronto..tudo bem, lá vamos nós outra vez.

Para começar a minha experiência em assuntos tais é uma bela treta. Só sei que amo, tudo o que for para além disso, já é demais. Ainda assim, eu vou tentar. :P

Paixão não é amor.Logo também não é para mim uma forma de amor. A paixão é óptima, faz bem, acelera o coração e será talvez essencial para se começar uma grande história de amor ( ou talvez não..). A paixão é fugaz e o tempo para que ela comece pode muito bem ser o tal 'à primeira vista'. Para mim o amor não é assim ( nem aquelas histórias fulminantes me convencem, são mais a excepção que confirma a regra xD), precisa sempre de tempo para solidificar, para se tornar maior. para ser amor.

É assim que vejo as duas coisas. A Paixão começa e pode acabar depressa, aliás verifica-se muitas vezes, mas tb pode ser e normalmente é o inicio de um grande amor ( o amor não é por si só grande?). Normalmente o tempo alia-se ao crescimento do amor, é assim que o vejo, acho que é assim que ele se torna real.

Hoje em dia gosta-se muito de falar sobre estas coisas. Assim por falar, outros com razões verdadeiras para pensar sbre o assunto. Hoje em dia fala-se porque não se tem tempo para nada, nem para amar nem para deixar crescer qualquer amor.

Seja como for...parece-me claro que o Amor é outro nivel. Amor com paixão certamente tem pernas para andar. Paixão sem amor, duvido.

Mas eu nisto já estou como o outro ( Roberto Freire), "Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando.", ainda que descontando alguma radicalidade da frase.

Acho que já só sei(?) amar. Ponto final. E não sou de grandes paixões, nunca fui. ( pelo menos no que concerne ao sexo oposto..ahaha).


P.S: Isto de me fazeres pensar assim...sobre esta questão da qual eu tento fugir, deixou-me deveras cansada :P


beijinho**

Catarina said...

Eheheh.. obrigado pelo teu cansaço ;) és aquariana e basta! :P A tua resposta é semelhante à minha...
E realmente quem começa a quantificar algo tão desesperadamente, e vive nestas dúvidas, não pode entregar-se realmente, porque não sabe a quê... Mas, é também importante tentarmos perceber a diferença entre ambos e como se relacionam. O que falha em alguns casais que chegam a casar, com a certeza que serão felizes para sempre e, de forma mais fulminante nuns do que noutros, acaba por desaparecer esta ligação? Deixaram de investir na relação? Não chegou a haver amor? Ou foi apenas a paixão que deu lugar à segurança do amor, nem sempre bem encarada por mentes irrequietas?

Monica said...

Sim senhora! Bem digamos que no que aos casamento falhado diz respeito a minha opinião terá que ser um pouco mais subjectiva mas enfim xD

Muitas vezes o que acaba com o recente csamento, não é este em si, mas tudo o que por detrás dele se esconde. Coisas que o casal nao viveu, não sentiu juntos. Porque é tão fácil acreditar que aquela pessoa é a certa e imaginar que todas as dificuldades vão ser ultrapassadas. Mesmo que sejamos criativos e ponderemos sobre todas as dificuldades que possam vir a acontecer, a realidade supera largamente. Os sentimentos que se vivem são mais intensos quando reais.

Depois há aqueles que namoram imenso tempo, casam e este acaba mais depressa do que seria suposto. Acho que aqui o problema é capaz de não ser tão evidente. Não sei se casam já na altura errada da relação LOOL ou se, e esta deve ser mais verossimel, sentem-se presos ( por um papel!?), mais confrontados com a realidade. Acho que fundamentalmente complicam o que não complicavam antes do casamento, levam tudo demasiado a sério.

Enfim...volto a dizer o que já disse algumas vezes. De casamentos falhados, eu conheço muitos e sei algumas causas. Daí a minha certeza de que os grandes amores não acntecem a toda a gente e mais que isso, nem mesmo quando parece que o que os une é amor, parece-me que muitas vezes nunca chegou a ser. Mas o que é que une duas pessoas tanto tempo que não seja amor? É mais fácil chamar sempre de amor o que quanto a mim muitas vezes não é.
Vivo de perto uma historia de amor, daquelas que existem pouco. Deve ser isso que me deu esta maneira de ver as coisas e pensar, e me fez crescer assim. Esperemos que a mesma sorte me acompanhe :)

Pronto isto desgasta-me...xD

beijinho**